Postagens Populares

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O Alienista: um livro, um clássico, um delírio
Conforme mostrado no 7 números e estatísticas que lhe deixarão assustado, são poucos os brasileiros que leem. Está na hora de mudar esta cruel realidade.

A maioria das pessoas não gostam de clássicos, seja pela linguagem rebuscada, pela história remota ou por, simplesmente, não gostarem de ler. Entretanto, O Alienista, de Machado de Assis, mudará seu conceito sobre a literatura brasileira e romperá alguns paradigmas.

A pergunta é: QUAIS OS LIMITES ENTRE A LOUCURA E A RAZÃO?

A história se passa em Itaguaí, onde o psiquiatra Simão Bacamarte funda um hospício denominado Casa Verde. Tudo parecia comum, entretanto a ciência e o positivismo falam mais alto e o Dr. Bacamarte resolve internar boa parte da população de sua cidade. Qualquer pessoa com um padrão diferenciado, como hábitos corriqueiros, era condenada ao enfraquecimento das faculdades mentais. Até mesmo o padre de Itaguaí foi mandado ao recinto. O final desta obra é surpreendente e lhe espera na livraria mais próxima.

Machado de Assis é sem  dúvidas uma dádiva da literatura mundial. Inúmeros estrangeiros aprendem a língua portuguesa só para terem o prazer de degustar as palavras de um dos maiores romancistas do mundo.

E caso queria começar a ler O Alienista agora mesmo, basta acessar o site do Domínio Público e se divertir.

Mais uma dica do Cultura Radioativa para os vestibulandos e amantes de livros e da literatura.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Cultura Radioativa | Powered by Blogger
Design by Duan Zhiyan | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com